sábado, 14 de setembro de 2013

Origem da Decoração Provençal


Os Móveis Provençais - História e Tendências
Os franceses são conhecidos no mundo inteiro pela sua sofisticação, seja na moda, culinária, perfumaria ou decoração. Curiosamente um estilo de móvel desenvolvido no sul da França, bem menos nobre e refinado Luis XV e Luis XVI, começa a ganhar notoriedade e status de antiguidade: trata-se do estilo provençal, a versão "cabocla" dos móveis de Versalhes.

Na França dos séculos XVII e XVIII, a influência dos reis era tão forte que até mesmo os camponeses procuravam ter em suas casas os ares da corte. Sem precisão nos detalhes, sem o uso de madeira de boa qualidade, muito menos na folheação dourada, mas com muita criatividade, artesãos da região da Provença recriaram os móveis dos grandes palácios de Paris de uma maneira particular e bem mais alegre e colorida que o original.
Os móveis e tecidos provençais refletem o clima ensolarado e o colorido da natureza exuberante do lugar, mas também são frutos de um jeito prático e econômico de se trabalhar a matéria-prima disponível. A maioria desses móveis eram feitos com madeira clara e barata da região e eram tratados com verniz em tons de castanho.
No entanto, na recriação de estilos mais sofisticados, as peças recebiam uma pátina branca ou verde clara para encobrir os entalhes imprecisos da madeira, que eram corrigidos com gessocrê (uma mistura de gesso e cola). Os tons fortes dos tecidos de algodão eram produtos dos pigmentos naturais da região.
Uma trama feita em palha ou rattan forrava os assentos e os encostos das cadeiras, substituindo os estofados de damasco e seda oriental dos móveis parisienses. Almofadas coloridas sobre os assentos de palha completavam o tom alegre dos ambientes.
Feitos de madeira de má qualidade, boa parte destes móveis não resistiram ao tempo e os poucos exemplares que permaneceram intactos são hoje verdadeiras raridades. Nos anos 40 e 50 houve uma febre do estilo, quando várias peças foram reeditadas.
De alguns anos para cá, seguindo tendências internacionais, decoradores começam a mesclar móveis provençais autênticos com peças e objetos de ares mediterrâneos e contemporâneos para recriar o estilo.


Os 15 anos é uma data especial para qualquer menina. Independente de como irá comemorar, esse dia nunca passa em branco. Algumas optam por viagens com as amigas, enquanto as tradicionais não abrem mão de uma festa, mesmo que ela seja simples. 

Por isso, se os seus tão esperados 15 anos chegaram e os primeiros preparativos pra sua festa já estão começando, uma das primeiras dúvidas que surgem são, com certeza, de como irá fazer sua decoração. 

Diante de tantas opções, uma dica é fundamental: já passou o tempo em que festas de aniversário e outros eventos exigiam super decorações, cheias de informações como bexigas e flores.

Atualmente, o estilo provençal vem ganhando espaço em festas de debutantes e é uma ótima opção para quem quer uma decoração mais básica, sem deixar a estética e elegância que a data exige.

O estilo teve origem na arquitetura e móveis de Provença, que fica ao Sul da França, onde o povo, com menos poder aquisitivo, copiava a rica e luxuosa mobília da realeza francesa. Hoje, a decoração provençal ganhou seu lugar não só em casas, mas em eventos, e com o tempo, ganhou status e virou sinônimo de elegância. 

Assim, o estilo da vida de Provença deu origem à festas mais ‘clean’ que vem aparecendo cada vez mais em eventos e consiste em uma decoração mais básica, composta por móveis antigos, como mesas e bandejas trabalhadas artesanalmente e que remetem à vida campestre do povo dessa região

Para criar uma impecável decoração de festa de 15 anos provençal, você deve apostar em “mini móveis” feitos de madeira – e principalmente brancos e trabalhados artesanalmente, como poltronas, sofás, carrinhos de mão, cômodas, torres (para doces ou cupcakes) e casinhas.

Como os móveis são básicos, os doces e flores ganham bastante destaque. Além disso, esse tipo de decoração é mais romântica e delicada, devendo ‘casar’ com o restante dos componentes da mesa. Por isso, veja algumas dicas de como caprichar na hora de montar sua decoração de festa de 15 anos provençal:


 1-As flores têm grande destaque na mesa provençal, por isso, escolha a cor principal das festas para colocar nos vasinhos, para ficar de acordo com o restante da mesa.

1   2- O mesmo deve acontecer com as embalagens dos docinhos, que ficam em destaque, devido ao contraste com os móveis brancos.

3- Os doces em copinhos são ideais para uma festa de debutante provençal, pois além de práticos para fazer, é uma opção de baixo custo que deixará a mesa de doces impecável. 

4- Cupcakes são ótimos para decorar uma festa provençal, pois são naturalmente bonitos e cheios de delicadeza. 

5- Todos os tipos de doce são permitidos para compor a mesa provençal, até mesmo as lembrancinhas para os convidados. 


6- Como os objetos da decoração provençal são altos, o bolo deve ficar em uma das bandejas mais altas, para ser o destaque e não ser apagado em meio ao outros doces. 

Essas são as dicas de como fazer sua decoração de festa de 15 anos provençal. Se deseja decorar seu grande dia com esse estilo, siga as dicas e garanta uma comemoração cheia de elegância e romantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário